Notícias

Combate ao Aedes Aegypti: Secretaria de Saúde alerta população sobre como evitar risco de proliferação do mosquito

Com o propósito de conscientizar a população  sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti e os sintomas da Dengue, a Prefeitura de Camalaú está reforçando a divulgação de informações de como reduzir o risco de proliferação do mosquito.

A preocupação da Secretaria de Saúde é reforçar o combate ao Aedes aegypti e garantir atendimento ao público em casos de sintomas. Além da Dengue, o Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da Zika Vírus e Chikungunya.

Em casos de sintomas, a orientação é que o cidadão busque atendimento na rede de assistência em saúde do Município de Camalaú. Outra ação que vem sendo reforçada pela Secretaria de Saúde acontece através da atuação dos servidores que atuam como Agente de Combate as Endemias (ACE).

Algumas medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

- Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.

- Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros;

- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.

- Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.

- Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.

- Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto.
 
« Voltar